Os desafios da empregabilidade jovem no Brasil

Em um momento em que o número de desempregados no Brasil chegou a 14,3 milhões de pessoas no primeiro trimestre de 2021, o Youth Voices faz um recorte e te explica quais são os desafios da empregabilidade jovem no país.

Juventude e Empregabilidade

Para começar de um lugar comum, para nós, juventude abarca o grupo de pessoas entre 15 e 29 anos, o que no Brasil representa ¼ da população. Já empregabilidade significa um conjunto de competências e habilidades esperadas para uma pessoa conquistar e manter um trabalho ou emprego.

Por que investir na empregabilidade jovem?

Investir na empregabilidade jovem significa, portanto, formar uma geração mais produtiva e inclusiva, democratizando as chances de ascensão social e reduzindo as desigualdades, além de trabalhar com um público que será, por muitas décadas, parte da força de trabalho do país, impactando o potencial produtivo e competitivo.

Fatores que influenciam o jovem a conseguir um emprego:

Mas, afinal, o que de fato influencia o jovem a conseguir um emprego? Os motivos são variados, porém destacamos os 5 principais:

  1. O primeiro fator é o de habilidades técnicas e objetivas educacionais. São as habilidades de leitura, aplicações numéricas, desenvolvimento da escuta, escrita, localização de informação, uso das tecnologias e recursos de pesquisa, — habilidades estas essenciais para o mercado de trabalho;
  2. O segundo fator é o de habilidades socioemocionais, que se relaciona com trabalho em equipe e comunicação, diz respeito à tendência a ser assertivo, resiliente, otimista e ativo;
  3. O terceiro é o planejamento de carreira. Como o próprio termo já diz, ele refere-se à construção de plano com informações e objetivos sobre as possíveis carreiras que o jovem pode seguir. O não conhecimento de como construir esse planejamento é o primeiro desafio encontrado;
  4. O quarto fator é a habilidade e a eficácia na busca de trabalho. Ela envolve encontrar informações sobre oportunidades e saber demonstrar suas potencialidades para os possíveis empregadores. Neste momento o profissional deve ter conhecimentos de apresentação pessoal, postura e elaboração de um currículo, por exemplo. Também é preciso conseguir passar pelas dinâmicas de recrutamento e desenvolver inteligência emocional durante este processo;
  5. O quinto fator é o networking. Ser capaz de realizar contato com amigos, conhecidos ou mesmo desconhecidos a fim de buscar informações, indicações e/ou conselhos. Este é um passo essencial na obtenção de um trabalho.

De forma geral, olhar para empregabilidade jovem significa olhar para o futuro produtivo e social do país. Por isso, este tema é tão caro ao Youth Voices Brasil.
Acompanhe nosso trabalho e fique por dentro dos próximos conteúdos sobre empregabilidade que publicarmos.

Engajamento pela empregabilidade jovem

Se você acha importante fomentar debates em prol da inclusão produtiva da juventude e faz parte de uma iniciativa da esfera pública, privada ou do terceiro setor, inscreva sua organização na rede Conexões Youth Voices Brasil, para juntos, cultivarmos uma rede de parcerias, projetos, conteúdos e advocacy. (colocar link clicável para o formulário do Conexões)

Os desafios da empregabilidade jovem no Brasil
28abr

Os desafios da empregabilidade jovem no Brasil

Em um momento em que o número de desempregados no Brasil chegou a 14,3 milhões

Quem somos


Projetos


Materiais


Time


Transparência


Blog


Contato